terça-feira, 18 de agosto de 2015

APROVEITE A CALMARIA


Edificou cidades fortificadas em Judá; porque a terra estava em paz, e não havia guerra contra ele naqueles anos, porquanto o Senhor lhe dera repouso.
Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, e cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos; a terra ainda é nossa porque buscamos ao Senhor nosso Deus; nós o buscamos, e ele nos deu repouso de todos os lados. Edificaram, pois, e prosperaram. 2 Crônicas 14:6,7

Hoje acordei com uma palavra no coração: São nos dias de paz que devemos edificar nossa vida, nosso ministério, nossa casa. Dias de calmaria são suspiros para edificar. Dias de guerra sempre sucedem os dias de calmaria.

Normalmente, quando há calmaria, temos a tendência à  folgar, a buscar distração para esquecer das dores das guerras passadas. Desta forma, acabamos não aproveitando bem esse tempo e por vezes somos surpreendidos por novos períodos de guerra, nosso coração despreparado se abate, e por vezes, voa esfacelado, em meio aos redemoinhos das guerras.
Observando o ciclo natural da vida, percebo que vivemos momentos de paz e momentos de guerra. Assim também ocorre na natureza.  Acredito que Deus nos dá dias de calmaria, por dois motivos, e precisamos ser sábios em usá-los bem. O primeiro sim, para nosso descanso, alívio de nossas almas, tempo de recobrar o fôlego, a fé a esperança. O segundo, para fazermos aquilo que não fizemos antes, ou mesmo nos preparar melhor para os dias de guerra. Há de se esperar que, em algum momento, após uma calmaria, haverá novamente guerra
.
Asa foi um rei e um servo sábio, que aproveitou os dias de paz que Deus concedeu a terra para edificar os muros, erguer torres de vigia, reforçar as portas e os ferrolhos da cidade.

Isso significa que a ausência de guerras, abre oportunidade para um tempo de preparo e consolidação (amadurecimento). Quando as guerras vierem, nossos fundamentos estarão firmados na rocha, e não seremos levados pelas tempestades!

Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
Tiago 3:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EGOÍSMO NÃO PRODUZ NADA