quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Volúvel, o que é isso?

A língua portuguesa não é mesmo maravilhosa? Algumas vezes fico impressionada com a quantidade de opções criativas para palavras incomuns no vocabulário diário de uma grande parte da população.
Algumas vezes a riqueza acrescentada pela regionalidade torna isso ainda mais interessante.


Mas vamos ao que interessa. Volúvel. O que será mesmo que significa isso? Segundo Michaelis: adj m+f (lat volubile1 Que se volve; que gira facilmente. 2Que muda facilmente de direção. 3 Inconstante, instável, variável. 4 Bot Diz-se do vegetal que se enrosca em torno de outro que está próximo.

Amei esse último. Ele me fez lembrar do pé de chuchu, que se enrola no estaleiro para ficar firme.  De outro lado, o significado botânico da palavra me remete à uma velha forma de dizer dos nossos avós, quando alguém não tinha opinião, quando era levado por qualquer um que tivesse um pouco mais de firmeza. Eles diziam esse, ou essa é uma "Maria vai com as Outras". Ou seja, levado para onde o vento soprava mais forte.

É possível então afirmar, que Alguém volúvel, é alguém que não tem firmeza, não tem estabilidade, inconstante, que oscila para tomar Decisão.
Lemos em Tiago 1 : 17
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.
 Deus não muda. Não há mudança nem sombra de variação naquilo que ele se propõe a fazer. Essa variação de ânimo, de postura é típica do ser humano, que, por vezes, não sabe lidar com aquilo que é novo, desconhecido, ou não é palpável, ou seja, alguém que não sabe muito bem lidar com a fé, porque a fé que se vê, não é FÉ. A fé é invisível. Primeiro se crê para depois ver. O exercício da fé exige de nós postura, decisão antes do resultado.

Em contraposição à Fé, é que a palavra volúvel se encaixa, pois esse adjetivo prejudica em muito o projeto de Deus para nossas vidas. A pessoa que é volúvel, não tem a firmeza necessária para permanecer nos momentos das dificuldades. Cede às pressões, retrocede em suas decisões, abandona os projetos iniciados. Sua fé torna-se algo meio que platônico - embora saiba o que é, ouça  sobre seus resultados, para esta pessoa a fé é como uma miragem. Distante, não muita clara, turva, quase imperceptível. É por isso que se apega à primeira coisa real que aparece em seu caminho, como o vegetal, que se enrola naquele que está próximo para ter "firmeza, estabilidade", ainda que esta não seja a vontade de Deus.

Em Efésios 4:14 lemos:
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente
 Todo aquele que é volúvel, inconstante, é facilmente enganado, especialmente se ouve algo que lhe agrada à alma. Nestes dias, o favor de Deus virá sobre todos, mas apenas aqueles em quem não há sombra de variação, ou que não são incostantes, consguirão usufruir do favor recebido. É tempo de conhecermos a palavra e conhecermos à nós mesmos, para resistirmos no dia mal, para fecharmos às portas para as astutas ciladas do inimigo.

A perseverança é característica de quem é constante. A obstinação, característica do inconstante.

Se tiver que se enroscar em alguém para ter firmeza, que seja em JESUS, que é o rocha, sobre qual todo aquele que é edificado, permanece firme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EGOÍSMO NÃO PRODUZ NADA