sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Para ser Competente 2

Mal termina 2010 e já nos deparamos com os novos desafios do ano novo. Não houve tempo sequer para descansar. 
O tempo é assim. Um piscar de olhos separa o que era do que é. É preciso tomar fôlego e prosseguir. O desafio principal em 2011 é estar preparado para reconhecer e agarrar as oportunidades que nos serão doadas. Todas irão requerer de nós Preparo, Conhecimento, Competência. 
Inicio o ano, citando mais um princípio do livro de Robson Rodovalho, as 21 Leis para ser Competente. Ele se encaixa perfeitamente nessa virada de ano sem paradinha para "refresh". 
"Competência é ter resistência enquanto você caminha". A vitória depende muito mais da sua perseverança e de sua resistência do que de outros fatores.
Gosto muito de filmes cujos roteiros incluem atividades esportivas. Sempre há excelentes lições que podemos aplicar a nossa vida cotidiana. Particularmente, gosto muito do filme "Rocky Balboa (IV)" por seu exemplo de persistência, perseverança e resistência. Veja a força desta frase retirada do filme:
Ninguém vai bater tão duro como a vida. Mas não se trata de quão forte você bate. É sobre o quanto você aguenta apanhar e seguir em frente.  É assim que os vencedores fazem !"  Rocky Balboa
Em minha opinião, vencer não significa apenas receber o prêmio de primeiro colocado, mas romper seus próprios limites e alcançar aquilo que parecia impossível para si mesmo. É resistir à tentação de parar, desanimar, olhar para trás, retroceder, murmurar, lamentar os resultados. É não permitir que golpes da vida nos façam parar. É não aceitar que o desgaste natural da vida nos impeça de fazer algo inesperado, fora do normal. É desistir de questionar porque a vida é tão injusta, e encontrar a minha própria justiça e valor em terminar aquilo que foi proposto. 
Esse não é um entendimento muito fácil de ser praticado. Fazê-lo requer uma firme visão de onde se quer chegar. Uma visão que não será abalada pelos elogios ou críticas que surgirão durante o percurso.
"As coisas que nos assustam são em maior número do que as que efetivamente fazem mal, e afligimo-nos mais pelas aparências do que pelos fatos reais." Sêneca (filósofo romano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EGOÍSMO NÃO PRODUZ NADA